terça-feira, 30 de abril de 2013

NOVO SÓCIO DO ROTARY CLUB DE OURINHOS

Companheiros, nada se compara a emoção, ao compromisso e a ética que assumimos quando somos empossados como membros do Quadro Associativo de um Rotary Club.
Ontem foi a posse do companheiro Luis. Hoje você faz parte dos 33.000 Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Como associado hoje é chamado rotariano e integra uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo.
Dizemos sempre que somoscompanheiros.... Veja...
O dicionário informal, que pode ser acessado na internet (http://www.dicionarioinformal.com.br/companheirismo/), traz que companheirismo é: “lealdade entre duas pessoas que se dispõe a caminhar juntas, relacionamento, cumplicidade, fidelidade, lutar pelo mesmo propósito, andar juntas na mesma direção, almejando o mesmo sonho, o mesmo alvo, ter um só coração, confiança, respeito, união, casamento, admiração”.
Por meio do mesmo meio, em outra página (http://pensador.uol.com.br/companheirismo/), encontra-se o seguinte texto atribuído a Millor Fernandes: “A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar ao outro todos os seus defeitos e suas qualidades”.
O conhecido dicionário Aurélio define companheirismo como sendo “procedimento ou convívio cordial, afetuoso, próprio de companheiro”. Também no Aurélio encontramos a seguinte definição para companheiro: “aquele que acompanha”. E na sequência, para se entender o significado do verbo acompanhar, o mesmo dicionário nos ajuda com: “(1)ir em companhia de; e(2) fazer companhia a”. E, por fim, ainda temos a interpretação para companhia, que é “pessoa com quem se está”.
Após, essa sequência de definições, numa forma didática, siga a seguinte lógica:
• Situação um: Estou caminhando com uma pessoa. Portanto, tenho uma companhia, tenho um companheiro.
• Situação dois: Estou em uma rua caminhando com dez pessoas. Portanto, tenho nove companhias, tenho nove companheiros.
• Situação três: Estou em uma estrada caminhando com cem pessoas. Portanto, tenho noventa e nove companhias, tenho noventa e nove companheiros.
• A conclusão é que em todas as três situações eu estou caminhando com companheiros, que estão com o mesmo propósito de alcançar um local, ponto final, um lugar, um objetivo, ou uma meta.
E o objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando: Primeiro- O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; Segundo- O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; Terceiro- A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e Quarto- A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Logo companheiro Luis, bem vindo ao companheirismo , ao ideal de servir no Rotary Club de Ourinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário